O que a Bíblia diz sobre Orar pelos Mortos

domingo, 2 de novembro de 2014

No estudo de hoje, vamos explicar e analisar mais a fundo sobre o que é orar pelos mortos e se isto é correto. É muito fácil você encontrar pessoas evangélicas e não evangélicas falarem que oram por seus parentes querido que já partiram desta vida.



ARGUMENTO CATÓLICO
Em 2 Macabeus 12:46, os católicos romanos acreditam que orar pelos mortos para libertá-los de seus pecados é um cuidado salutar e santo.
Vejamos que este livro, considerado apócrifo e que somente a Igreja Católica utiliza e insere em suas bíblias afirma tal procedimento. Se consideramos todo o restante da bíblia, esta afirmação dita em 2 Macabeus é desaprovada e ignorada, já que não resulta em nada faze-la. Além de ser antibíblica, é contra a doutrina deixada por Deus e seus profetas.

Primeiro, o único versículo que dá algum suporte a orações pelos mortos vem de 2 Macabeus, livro apócrito do século II a.C. (veja os comentários de 1 Coríntios 3:13-15), que a Igreja Católica Romana acrescentou à Bíblia no ano 1546 a.D., em resposta à Reforma, que condenava tais práticas.

A BÍBLIA SAGRADA NÃO APROVA ORAÇÃO PELOS MORTOS
A Bíblia Sagrada é totalmente contraria a oração pelos mortos. A mesma deixa claro que após a morte não há consciência da pessoa que morreu, durante este tempo ela está "dormindo" aguardando o Juízo Final, em que jesus há de julgar a todos.

“Assim o homem se deita , e não se levanta: enquanto existirem os céus não acordará, nem será despertado do seu sono” (Jó 14:12)

“Os teus filhos recebem honras, e ele não sabe, são humilhados , e ele não percebe”. (Jó 14:21)

”Porque o que sucede aos filhos dos homens, sucede aos animais; o mesmo lhe sucede, como morre um, morre o outro, todos têm o mesmo
fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre o animal; porque tudo é vaidade.
Todos vão para um mesmo lugar; todos precedem do pó, e ao pó tornaram.
Quem sabe que o fôlego dos filhos dos homens se dirige para cima e dos animais para baixo, para a terra?" (Eclesiaste 3:19 a 21)

"Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto).
Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.
Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol." (Eclesiastes 9:4-6)
para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto).
Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.
Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.

Eclesiastes 9:4-6

"A alma que pecar essa morrerá: o filho não levará a maldade do pai, nem o
pai a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele e a maldade do ímpio cairá sobre este” (Ezequiel 18:20)

"Aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disto, o juízo" (Hb 9:27). 

 “ Bem aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição;
sobre este a Segunda morte não tem poder, pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele os mil anos“ (Apocalipse 20:6)

Por ultimo, indicamos a leitura sobre a parabola de do Rico e de Lázaro em João 11.

CONCLUSÃO
Ao fazer oração aos mortos, automaticamente você estará praticando e aceitando a doutrina espírita, em que acredita que ao morrermos entramos em outro "plano espiritual" em que as pessoas mortas veem e sabem o que ocorre aqui terra com seus parentes que estão vivos. Como já foi apresentado anteriormente, "os mortos nada sabem" Eclesiastes 9.


Que realmente venhamos a reconhecer verdadeiramente a Palavra de Deus e pratica-la de forma correta.

A paz do Senhor a todos!


REFERENCIAS:
Bíblia Sagrada

Devenis orar pelos mortos? Samuel 12:21-23. Desafio Cristão - http://desafioscristao.blogspot.com.br/2011/05/devemos-orar-pelos-mortos-2-samuel-1221.html - Acessado em 02/11/2014.

O que a Bíblia diz sobre a oração pelos mortos? Got Questions - http://www.gotquestions.org/Portugues/orando-pelos-mortos.html - Acessado em 02/11/2014


Vale a pena rezar pelos mortos? Pois, segundo entendo, todos serão julgados por Deus apenas em função das ações em vida. Rezar por familiares que já morreram pode trazer algúm benefício para eles? Obrigada pela atenção e parabéns pelo trabalho! Bíblia - http://biblia.com.br/perguntas-biblicas/morte/vale-a-pena-rezar-pelos-mortos-pois-segundo-entendo-todos-serao-julgados-por-deus-apenas-em-funcao-das-acoes-em-vida-rezar-por-familiares-que-ja-morreram-pode-trazer-algum-beneficio-para-eles-obr/ - Acessado em 02/11/2014

Comments

2 Comments

RSS
  1. Explico melhor> Vejam 1Pe(3, 18-20, 4,6); 2Mc(39-43); Lc (10, 23-40), Mt (12,32), onde deixa claro que há um mundo intemediário entre o Céu e o Infeno (que chamamos de purgatório desde mais uma milênio). No Ap(21, 27) fica claro que não se pode ir para o céu com alguma mancha que seja. em 1Co (3, 13-15) mostra que através de um "fogo purificador" pode-se chegar ao céu (mesmo estando nessa condição intermediária). Em Mt(12, 32) fica mais claro ainda esse mundo intermediário, "nem nesse mundo nem no outro", mostrando que pode as pessoas desse mundo intermediário (purgatório para nós) serem salvas (dependendo delas, da graça de Deus e de nossas orações).
    Não façam o jogo do Inimigo. Ele é o inimigo. Há muitos padres, bispos, pastores e reverendos detestáveis a Deus? Com certeza, mas que não sejam nós, que não tranquemos a Bíblia e Misericórdia de Deus. Não comunga em nada com os Espíritas, mas eles não oram como nós pelos espíritos até porque eles pensam que ele vão voltar para a quase eterna peregrinação na terra. É assim que ele pensam, infelizmente. Os verdadeira Católicos, Ortoxos e Anglicanos oram pelos falecidos que conhecemos para que pela forma de nosso pequeno amor, em oração, e com sacrifício pessoal (ou algum jejum) faça Deus, nosso Pai, aplicar a sua Misericórdia - "Pedis e obtereis".

    ResponderExcluir
  2. Esta palavra que acabamos de ler,acima nos afirma que não devemos orar pelos mortos.
    Dai vem os cabras com falsas doutrinas só Deus pra ter misericórdia...
    Vamos ver quem está errando no dia de Jesus Cristo.
    "Aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disto, o juízo" (Hb 9:27)

    ResponderExcluir

Versiculo do Dia