O que acontece após a morte segundo da Bíblia Sagrada

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Neste estudo, abordaremos o tempo sobre o que acontece após a morte. Será que podemos nos comunicar com os mortos? Será que quem morre está em outro plano de vida?
Não é bem isso que a Bíblia defende. Vamos tirar essas e mais dúvidas através da Palavra de Deus.



O QUE DIZ O ESPIRITISMO E OUTRAS RELIGIÕES:
Algumas religiões, principalmente as espíritas, defendem que o homem a morrer vai para outro plano, em que o espírito evolui (melhora) e nasce novamente em um novo corpo, isso seria uma forma de em cada encarnação sermos pessoas melhores. Eles também acreditam que podemos nos comunicar com pessoas mortas e parentes falecidos há anos.

Alan Kardec, o pai do espiritismo, defendia que a doutrina Bíblica é espírita e que João Batista era Elias encarnado, conforme a profecia que Elias iria voltar para falar do Messias ao povo de Israel.
 Nos versículos abaixo, João Batista quando estava pregando sobre o arrependimento deixa claro que ele não é Elias, muito menos o Messias.

"E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu?
E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.
E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não." (João 1:19-21)

Há também na historia do rei Saul em (1 Samuel 28:1-25), conta que ele foi consultar uma médium. Após a suposta conversa com o profeta Samuel, o rei Saul acabou se suicidando (1 Samuel 31:1-13), não cumprindo a profecia dito pelo o falso Samuel.

Espíritas defendem falar com pessoas, familiares e conhecidos. Eles também falam que são espíritos que os ajudam, chamados Anjos de Luz. A Bíblia diz que Deus é contra essa pratica. O apóstolo Paulo advertindo a Igreja de Coríntios fala o seguinte:

"E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz." (2 Coríntios 11:14)

No versículo acima, deixa claro que esses supostos espíritos de parentes, não passam de espíritos enganadores que se passam por parentes para enganar pessoas boas e que não conhecem o evangelho de Jesus Cristo.

Da mesma forma, a crença católica tambem segue esta ideia espirita, em que eles acreditam que devem orar pelos  mortos e que os santos, discipulos e apostolos de Jesus podem ouvir orações e interceder Junto a Jesus Cristo. Esta tambem é uma pratica errada, pois ela aceita a doutrina espirita, que é antibiblica. Assim como nós pecadores, os santos tambem morreram e dorme, nao podendo assim ouvir nossas orações, nem interceder por nós os vivos. Os unicos que na bíblia foram arrebatados são Enoque, Abraão e Elias, e mesmo eles não podem interceder a Deus, já que o único onipresente e onisciente e onipotente é É o nosso Senhor Jesus Cristo.

 
O QUE DIZ A BÍBLIA SAGRADA:
Deus determinou a morte do homem desde a criação do mundo?
A resposta é não. Deus a criar o mundo, fez o homem para morar no Éden cuidando de todos os animais. Após a desobediência do homem em comer a arvore proibida, o  homem recebeu o castigo de morrer. Para termos uma ideia nesta historia, recomendamos a leitura de Gênesis, capítulos um, dois e três.

A Bíblia Sagrada deixa claro que os vivos não se comunicam com os mortos. Assim como Deus proíbe e abomina esta pratica.

Veja a ordem que Deus dá ao povo de Israel:
"Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.
Perfeito serás, como o Senhor teu Deus." (Deuteronômio 18:9-13)

Quem já morreu não volta nem tem lembranças deste mundo:
"Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.
Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá." (Jó 7:9-10)

“Assim o homem se deita , e não se levanta: enquanto existirem os céus não acordará, nem será despertado do seu sono” (Jó 14:12)

 "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.
Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol." (Eclesiastes 9:5-6)

 Os homens e animais voltarão do que vieram, ao pó:
"o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.
Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó." (Eclesiastes 3:19-20)

Leia abaixo a parábola do Rico e de Lázaro e veja a resposta de Jesus quanto a espíritos / mortos se comunicarem com parentes ou pessoas vivas:

¶ Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite." (Lucas 16:19-31)

Os homens morrem somente uma vez, dorme a espera do Juízo Final:
"Aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disto, o juízo" (Hebreus 9:27).

Todo aquele que estiver morto em cristo, receberá a ressurreição:
“Bem aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição;
sobre este a Segunda morte não tem poder, pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele os mil anos“ (Apocalipse 20:6)


Espero que tenha tirado todas as dúvidas quanto o que acontece apos a morte do homem.

A Paz do Senhor a todos!


REFERENCIAS
Bíblia Sagrada


Versiculo do Dia