Quem é o Anticristo?

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Essa talvez seja a maior dúvida no meio Cristão. Todos querem saber quem é/será o Anticristo. A Bíblia fala dele como homem que irá dominar todos os povos, trazer a paz, e só ai vai revelar a sua verdadeira identidade maligna que irá enganar as pessoas (inclusive os eleitos de Deus) e assim reinar sobre a terra.

O anticristo pode ser interpretado de duas formas: Pessoas que são contra Jesus Cristo ou Anticristo pessoa maligna que dominará o mundo.

Versículos sobre pessoas que são "Contra Cristo"
"Filhinhos, esta é a última hora e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora." 1 João 2:18

"Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho." 1 João 2:22

"mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo." 1 João 4:3

"De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo." 2 João 1:7

Profecias Bíblicas sobre o Anticristo:

 



Detalhes sobre Anticristo. Texto retirado do site Tempos do Fim e modificado.

O gênio e o poder do anticristo

  1. Gênio intelectual (Daniel 7:20)
  2. Gênio de oratória (Daniel 7:20)
  3. Gênio da política (Daniel 11:21)
  4. Gênio do comércio (Daniel 8:25)
  5. Gênio militar (Daniel 8:24)
  6. Gênio em administração (Apocalipse 13:1-2)
  7. Gênio religioso (2 Tessalonicenses 2:4)

Dez chaves para se detectar a identidade do anticristo

  1. Se levantará em poder no fim dos tempos (Daniel 8:19-23)
  2. Governará o mundo inteiro (Apocalipse 13:7)
  3. Será líder religioso e político ao mesmo tempo, no decorrer da Tribulação (Apocalipse 17:8-9)
  4. É inteligente e persuasivo (Daniel 7:20)
  5. Governará com consentimento internacional (Apocalipse 17:12-13)
  6. Governará com base no engano (Daniel 8:24-25)
  7. Controlará a economia mundial (Apocalipse 13:16-17)
  8. Fará um acordo de paz com Israel de sete anos (Daniel 9:27)
  9. Quebrará o acordo e invadirá Israel (Daniel 9:26-27)
  10. Se auto-proclamará Deus (2 Tessalonicenses 2:4)

O Sistema do Anticristo

O espírito do anticristo já está hoje em oculto preparando os sistemas político, religioso social que antecipa a chegada do anticristo em pessoa. Os cinco elementos desses sistema são:
1. Antissemitismo. Como gentios, fomos enxertados através de Cristo na linhagem santa da nação da aliança de Deus, Israel. O sistema do anticristo tenta criar uma divisão – um ódio sem base – entre o povo judeu e todos os outros que deveriam ficar ao lado deles. Israel não é somente o povo escolhido de Deus, mas também simboliza eternamente uma figura profética do Corpo de Cristo. Você agora entende por que Satanás odeia essa raça e tentou destruí-la ao longo da história? Essa raça é, acima de tudo, um lembrete de sua iminente derrota! O núcleo do espírito de anticristo é um espírito de anti-semitismo.
2. Abuso do dom profético. Exatamente enquanto o Senhor está restaurando o dom profético ao Seu povo nos últimos anos, Satanás levantou um contingente para confundir, alienar e destruir. Em cada região do mundo, o povo se dirige às vozes “proféticas” para se guiarem. A triste verdade é que falsos profetas agora controlam grupos, povos e regiões inteiras que antes haviam aderido à voz de Deus. O espírito de anticristo controlando esses profetas é responsável por liderar o povo para longe da verdade do evangelho. Mas Deus possui um remanescente do povo profético que precisa se levantar contra a voz do anticristo e proclamar a verdade.
3. Opressão às mulheres. Não podemos completar a Grande Comissão sem homens e mulheres trabalhando lado a lado. Assim como escreve a profetiza Cindy Jacobs, “Satanás não pode suportar ter um Éden restaurado e homem e mulher juntos como estavam no Jardim. Isso traria ordem à Igreja” . Com isso, a tática do inimigo de impedir que a Igreja vença a guerra é causar divisão entre os sexos. Enquanto discutimos quais tarefas as mulheres podem ou não podem ter no ministério, o espírito do anticristo torna o Corpo ineficaz em completar a vitória.
4. Dominação étnica. Em qualquer lugar onde um grupo étnico estiver sendo dominado por outro, o espírito do anticristo está operando. Mas a reconciliação racial está acontecendo, aonde Deus estiver trabalhando. Através de Sua bondade, somos todos levados ao arrependimento (veja Rm 2:4), mesmo se existirem pecados antigos de gerações passadas. E arrependimento, que acende o fogo do reavivamento, cria um espírito de oposição direta àquele de opressão e dominação, o qual é energizado por um sistema de anticristo.
5. Perversão sexual. Aponte para qualquer sociedade ao longo da história que permitiu que a imoralidade sexual crescesse de modo desenfreado e você encontrará o sistema do anticristo em operação. O desejo do inimigo é levar o povo à rebelião obstinada, à maldade e à corrupção – todas características da perversão. Ao passo que a perversão se torna o padrão na sociedade americana, devemos entender que essa não é uma questão particular; é uma estrutura demoníaca estabelecida para invadir cada faceta de nossa cultura enquanto ela impede a vontade de Deus de ser feita.


Características do Anticristo, segundo a Bíblia. Texto retirado da Wikipedia e modificado
Anticristo (do grego αντιχριστός i.e. "opositor a Cristo") é uma denominação comum no Novo Testamento para designar aqueles que se oponham a Jesus Cristo, e também designa um personagem escatológico, que segundo a tradição cristã dominará o mundo.

Perfil do Anticristo:
Será um Homem de uma habilidade e capacidade incrível, o maior líder de toda terra.
Esse personagem é mencionado principalmente nos livros de Daniel, 2ª Tessalonicenses e Apocalipse. A Bíblia dá vários outros adjetivos ao anticristo:
  • O pastor inútil. (Zacarias 11.17)
  • O pequeno chifre. (Daniel 7.8)
  • O príncipe que há de vir. (Daniel 9.26)
  • O homem vil. (Daniel 11.21)
  • O rei que fará segundo a sua vontade. (Daniel 11.36)
  • O homem da iniquidade. (2 Tessalonicenses 2.3)
  • O filho da perdição. (2 Tessalonicenses 2.3)
  • O iníquo. (2 Tessalonicenses 2.8)
  • O anticristo. (Jô 2.22)
  • A besta. (Apocalipse 11.7; 13.1)
  • O abominável da desolação. (Mateus 24.15)
  • O assolador. (Daniel 9.27)

O Anticristo será um líder, alguém de cargo político muito importante: ele chegará à liderança mundial formando uma nova era de Paz e Segurança Global.
Ele vencerá pela diplomacia, pacificamente, convencendo todos os líderes mundiais, com sutileza, engenhosidade e sabedoria.
Ele Será um homem “complexo”, diferente de todos os demais, alguém que abraçará, em seu caráter, as habilidades e poderes de Nabucodonosor, Napoleão, Alexandre o Grande, e de César Augusto.
Possuirá o admirável dom de atrair as pessoas e a irresistível fascinação de sua personalidade, suas versáteis conquistas, sua sabedoria sobre-humana, sua grande habilidade administrativa e executiva, aliadas ao seu poder de consumado lisonjeador, (...) brilhante diplomata, e soberbo estrategista, vão torná-lo o homem mais notável e importante de todos os Tempos.
Terá uma personalidade gentil, Inofensiva, compassiva e se dedicará à Paz e prosperidade do mundo. Esse líder estará pronto para solucionar grandes problemas mundiais: Guerras, crises, Pobreza, desigualdades [...] (Apocalipse 13:16-17)
 
2 Tessalonicenses 2:7 diz: – “Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será, de fato, revelado o iníquo...”. Esse mistério já está operando e preparando o caminho para a entrada do anticristo. Com certeza, O Anticristo já está presente, camuflado, em algum lugar, aguardando apenas o momento de manifestar-se. Alguns aspectos do seu futuro governo, segundo a Bíblia:
  • Governará o mundo inteiro (Apocalipse 13:7)
  • Governará com consentimento internacional (Apocalipse 17:12-13)
  • Controlará a economia mundial (Apocalipse 13:16-17)
  • Fará um acordo de paz com Israel (Daniel 9:27)
Considerações gerais

O termo anticristo ocorre apenas quatro vezes na Bíblia, todas elas nas cartas do apóstolo João. As passagens são 1 João 2:18 , 2:22 , 4:3 e 2 João 1:7, onde o termo anticristo é definido como um "espírito de oposição" aos ensinamentos de Cristo. O Cristianismo crê, no entanto, que este "espírito" seja uma personificação de um "messias demoníaco" que virá nos últimos dias. Por essa razão, os cristãos creem que este anticristo é descrito em outros textos, tais como o livro de Daniel, as cartas de Paulo (como "o homem do pecado") e o Apocalipse como a "Besta que domina o mundo". Para certos grupos cristãos, incluindo a Igreja Católica, tal Besta chegou a ser personificada através do imperador romano Nero.
Segundo muitos teólogos, o anticristo mencionado pelos cristãos do primeiro século era alguém que já atuava naqueles dias. Não era personagem de um futuro tão distante, nem futuro próximo, como o texto de 1 João 4:3: "...anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo". (amilenismo) Ao longo da história, diversas correntes cristãs acusaram-se entre si ou atribuíram aos seus inimigos a designação de "anticristos", sendo exemplos de utilização de tais argumentos o Cisma Papal, as cruzadas (referindo-se a Maomé), na Reforma Protestante (referindo-se ao Papa) e na Contrarreforma (referindo-se a Lutero), entre outros diversos acontecimentos. Também há os que consideram que o termo Anticristo poderá estar ligado aos modernos movimentos satânicos.
Atualmente, o termo é bastante popular sobretudo no meio cristão protestante, onde existe uma interpretação por parte de muitos grupos de que o Anticristo será uma pessoa que se oporá aos mandamentos da Bíblia e organizará uma sociedade baseada em valores outrora atribuídos ao paganismo, onde todos os cidadãos poderão ser controlados através de uma marca na mão ou na testa à semelhança da marca que os romanos impunham sobre seus escravos ou à que era colocada nos prisioneiros dos campos de concentração durante a Alemanha Nazista, e que seria o número 666. Este Anticristo, por fim, seria derrotado por Cristo em sua segunda vinda, quando se estabelecer seu reinado milenar (milenarismo).

Alcunhados de Anticristo

  • Assim como Nero foi estigmatizado como anticristo pelos cristãos que perseguia, também Napoleão foi tachado como tal pelos seus inimigos ingleses, o que contribuiu como peça de propaganda pró-britânica;
  • Adolf Hitler também foi acusado de ser o anticristo, tanto pelos judeus que perseguia quanto pelos seus inimigos, os Aliados. A braçadeira, a saudação da mão direita e a marca recebida pelos presos nos campos de concentração foram identificadas como sinais da besta;
  • Osama Bin Laden;
  • Joseph Stalin.

O reinado

Algumas doutrinas protestantes acreditam que a dominação mundial pelo Anticristo acontecerá após o arrebatamento do povo de Deus (Mateus 24:40,41), esse período é chamado de período pré-tribulacional, porque acontecerá antes da Grande Tribulação.

Ascensão ao poder

O Anticristo será um homem que surgirá em meio às crises mundiais existentes, de forma que sua aparição surpreenderá o mundo. Seu governo se tornará, em um curto espaço de tempo, num forte governo mundial unificando com sucesso todos os blocos de relações econômicas e políticas existentes no momento. Com a finalidade de trazer a paz, será reconhecido e aceito, e combaterá as crises mundiais implantando um largo sistema de integração financeira: o sistema 666 de compra e venda (Apocalipse 13:16–18). Neste momento, com o auxílio de um "deus estranho" (Daniel 11:39, Isaías 14:12), exaltará a si próprio como sendo o "Cordeiro de Deus" que tira o pecado do mundo e exigirá ser adorado como Deus, declarando-se então ser o Messias de Israel (Daniel 11:36). Será então que, perseguirá todo aquele que, na Terra, não se curvar a ele para adora-lo como Deus, manifestando-se ser o que a Bíblia chama de "O Filho da Perdição" (2ª Tessalonicenses 2:3), o então Anticristo. Descumprirá o seu tratado mundial de paz e estabelecera então a guerra. Se voltará contra Israel e Jerusalém no lugar do antigo templo, para lá pôr o trono do seu governo mundial (Daniel 11:31).29

A derrota

De acordo com a interpretação comum da Bíblia, o Anticristo será derrotado no retorno de Jesus Cristo à Terra, e lançado no lago de fogo e enxofre, a que se chama "segunda morte"; A isso se seguirão mil anos de reinado de Cristo, e, por fim, o Julgamento Final a chegada da Nova Jerusalém.



Estes são apenas uma parte do estudo sobre o Anticristo. Aprendam mais sobre o Anticristo lendo os livros de Daniel, as Cartas do Apóstolo Paulo e o livro de Apocalipse.


REFERENCIAS:
Bíblia Sagrada

Anticristo - Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anticristo - Acessado em 21/10/2014

O AntiCristo - Biblia Online - http://biblia.com.br/blog/artigos/o-anticristo/ - Acessado em 21/10/2014

O Perfil do Anticristo - Tempo do Fim: http://www.tempodofim.com/anticristo2.htm - Acessado em 21/10/2014

Comments

One Comment

RSS
  1. Uma nova luz parece indicar que o islã é a besta do apocalípse. A marca da besta foi descoberta, por acaso, num fragmento antigo do novo testamento em grego, datado do quarto século. Assista os vídeos abaixo para saber mais:

    https://www.youtube.com/watch?v=WPUNRydPzZ8

    https://www.youtube.com/watch?v=EvNrikTlWjc

    ResponderExcluir

Versiculo do Dia