Ministerio: Como Ser um Bom pregador

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Muito estão na Igreja e ainda não sabem os seus dons, e Jesus já o revelou para alguns, também tem muita gente que não sabe como usar suas qualidades e dons que Deus deu a cada um. Nessa Serie de Estudo, vamos aprender sobre os mais diversos dons e como utiliza-los corretamente para a Obra de Deus nas Igrejas de Cristo.

"Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos o dom de realizar milagres?Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam?Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente." 1 Coríntios 12:27-31

OBRIGAÇÃO DO PREGADOR DA PALAVRA DE CRISTO
O estudo de hoje é sobre Pregação. O pregador é de suma importância para o corpo de Cristo. Sua função é de entregar mensagem de repreensão, edificação, avivamento, arrependimento e consolo através da palavra de Deus.

Perceba o que fala os versículos seguintes em Romanos 15.14-21:
"14 E certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros.
15 Entretanto, vos escrevi em parte mais ousadamente, como para vos trazer isto de novo à memória, por causa da graça que me foi outorgada por Deus,
16 para que eu seja ministro de Cristo Jesus entre os gentios, no sagrado encargo de anunciar o evangelho de Deus, de modo que a oferta deles seja aceitável, uma vez santificada pelo Espírito Santo.
17 Tenho, pois, motivo de gloriar-me em Cristo Jesus nas coisas concernentes a Deus.
18 Porque não ousarei discorrer sobre coisa alguma, senão sobre aquelas que Cristo fez por meu intermédio, para conduzir os gentios à obediência, por palavra e por obras,
19 por força de sinais e prodígios, pelo poder do Espírito Santo; de maneira que, desde Jerusalém e circunvizinhanças até ao Ilírico, tenho divulgado o evangelho de Cristo,
20 esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio;
21 antes, como está escrito: Hão de vê-lo aqueles que não tiveram notícia dele, e compreendê-lo os que nada tinham ouvido a seu respeito."

Mensagem Central: A função do pregador da mensagem de Deus é definida nas Escrituras e exige um trabalho árduo e responsável.

- Trabalhar para que a vida dos ouvintes agrade a Deus (14-16)
(2Tm 4.3-5) - v3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; v4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade entregando-se às fábulas. v5 Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, fazer o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.

 - Se empenhar na divulgação do Evangelho em toda parte (17-19)
Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão (2Tm 4.17).

- Se esforçar para que seu trabalho seja relevante (20,21)
1 Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. 2 E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros (2Tm 2.1,2).


CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PREGADOR:
- Ter a chamada para exercer o ministério; Efésios 4
- Ter o Dom;
- Homem de Deus (Salvo);
- Bom testemunho pessoal (dentro e fora da Igreja); Provérbios 21:3 / 22:1, 29 / Tiago 3:13-18
- Paciência; Salmos 37:7 / 40:1
- Sabedoria; Provérbios 23:15, 16, 19, 23
- Humildade; Provérbios 15:33 / 25:27 / Filipenses 2:3 / Romanos 12:3 / 1 Pedro 5:6 / Lucas 14:11 / Mateus 18-4
- Conhecimento; Provérbios 1:5, 7, 22 / 2:10
- Sinceridade;
- Temor de Deus;

CRITÉRIOS PARA PREGAR:
FÍSICO E MENTAL:
- Conhecimento Gerais;
- Conhecimento textual / Interpretação;
- Estudo Bíblico Avançado;
- Idiomas originais da Bíblia;
- História;
- Geografia;
- Sociologia;
- Filosofia;
- Psicologia;
- Antropologia;
- Matemáticas;
- Biologia.


ESPIRITUAL:
- Santificação; A santificação é um meio do crente ser separado para Deus. Aquilo que é santo, não se misturando como o mundo.

- Consagração; Consagrar-se é ser de uso exclusivo de Deus.

- Jejum; O servo de Deus deve pelo menos fazer um jejum por semana, para ter maior reverencia, respeito, veneração e aproximação de Deus.

- Oração; Como exemplo de vários profetas, como Daniel, devemos orar no minimo 3 vezes ao dia. O apóstolo Paulo falou em uma de suas cartas: "Orai sem cessar".

- Obediência a Palavra; Quando você está em obediência a Palavra de Deus, tem a certeza e convicção e segurança do que está falando as pessoas. Tiago 1:22-24 / Proverbios 22:17-21 / Deuteronômio 29:9 / Josué 1:8 / Salmos 119:16-17

- Comunhão com Igreja; O Espírito Santo fica impedido e preso para agir numa pessoa que não tem comunhão com seus irmãos. É Necessário que todos amem uns aos outros e vivam em união.



Talvez você esteja pensando: "Nossa! Quanta coisa! Será preciso isso tudo mesmo? Onde está o dom do Espírito Santo?"
Pois é, a pesar de Deus nos dar dons, isso não quer dizer que temos que nos acomodar a somente ler a Bíblia de vez em quando e depois querer falar do amor de Deus. temos também que nos esforçar, aprender sobre o que as pessoas pensam, acham, fazem, falam e se comportam para podermos entender o que realmente o que elas querem saber sobre Jesus. É óbvio que o espírito Santo vai nos ajudar neste momento, mas devemos saber que o Espírito Santo nos dar criatividade e as palavras certas para serem ditas no lugar e na hora certa, para a pessoa certa.

Se ainda tiverem dúvidas, comentem ou mandem email para mim.

Fiquem todos com a Paz do Senhor.

Veja também também nosso estudo: Como Fazer uma Boa Pregação.

REFERENCIAS:
Bíblia Sagrada

A Função do Pregador da Palavra Romanos 15.14-21 - https://www.facebook.com/CAHERJ/posts/500570413313793 - Acessado em 22/10/2014
Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.
Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.
São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos o dom de realizar milagres?
Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam?
Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente.

1 Coríntios 12:27-31

Versiculo do Dia