Estudo: Romanos - Capítulo 2

quinta-feira, 18 de junho de 2020

ROMANOS 2

O apostolo Paulo aborda no capitulo 2 de romanos sobre a hipocrisia humana, quando julga (condena) o próximo por ações que nós mesmos a cometemos no dia a dia.

Afirma que o julgamento justo de Deus será conforme o procedimento de cada um, pois "Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça." v.7,8

Explica que a salvação não é pela Lei e por práticas religiosas, pois a Lei apenas aponta o erro e não pode justificar v.19,20, já que é a fé em Jesus Cristo e o seu sacrifício na cruz que nos Justifica e nos dá o perdão, nunca pelo o que fazemos.  Pois as nossas ações são frutos do Espirito Santo, não da bondade humana. 

No versículo 24, ele nos alerta para obedecer a palavra, conforme pregamos aos outros, pois as ações erradas que fazemos, já tendo conhecimento que é errado, acaba por fazer os que não são crentes blasfemar o nome de Deus pelo nosso mal comportamento e testemunho.

Conclui que a verdadeira circuncisão (forma de batismo e convertimento dos Judeus na época), não é física, mas é operada no interior do coração (na consciência e na alma) pelo Espirito e não pela Lei Escrita v.29.

Ravena Bezerra
18/06/2020

Versiculo do Dia